A ESCOLA
«« voltar

BRINCADEIRAS NA INFÂNCIA E A CAPACITAÇÃO DO PROFESSOR.
Contribuição das Prof. Gisele e Flavia.

Texto 1

 

A atividade da criança na idade pré-escolar

 

Elvira Cristina de Azevedo Souza Lima

 

 

Para quem trabalha com educação infantil, é claro que a brincadeira é uma fonte de prazer no dia-a-dia das crianças. Mas o brincar também tem outras importantes funções no desenvolvimento infantil.

Este texto aborda as funções da brincadeira durante a infância e sua importância para o desenvolvimento de processos psíquicos, como por exemplo, a imaginação, a linguagem, o pensamento e a memória. A autora também apresenta propostas de atividades que enfatizam o valor do brincar e do movimento para a faixa etária de zero a seis anos.

 

 

Brincar é uma atividade universal, encontrada nos vários grupos humanos, em diferentes períodos históricos e estágios de desenvolvimento econômico. Evidentemente, as várias modalidades lúdicas não existem em todas as épocas e também não permanecem imutáveis através dos tempos. Como toda atividade humana, o brincar se constitui na interação de vários fatores que marcam determinado momento histórico sendo transformado pela própria ação dos indivíduos e por suas produções culturais e tecnológicas. Os jogos e as brincadeiras são assim transformados continuamente."

"A criança brinca para conhecer-se a si própria e aos outros em suas relações recíprocas, para aprender as normas sociais de comportamento, os hábitos determinados pela cultura; para conhecer os objetos em seu contexto, ou seja, o uso cultural dos objetos; para desenvolver a linguagem e a narrativa; para trabalhar com o imaginário; para conhecer os eventos e fenômenos que ocorrem a sua volta."

"A realização de jogos e brincadeiras na primeira infância envolve naturalmente o movimento, que vai dominar como componente, pois através dele a criança se coloca no meio, inteirando-se com os objetos, com as pessoas, explorando seu próprio corpo, o espaço físico. Uma das funções da brincadeira é permitir à criança o exercício do movimento.(...) O movimento tem, assim, relevância destacada na infância, pois ele serve para a criança se relacionar com o outro, explorar o espaço - situando-se nele - , bem como os objetos e o próprio corpo."

 

Texto 2

 

A capacitação do professor e a questão da língua escrita na pré-escola

 

Teresa Cristina R. Rego

 

Psicogênese da língua escrita é uma nova possibilidade de abordar a questão do ensino/aprendizagem da linguagem escrita, cujo conceito ainda não foi completamente assimilado por alguns profissionais do ensino.

Neste texto, a autora apresenta reflexões decorrentes de sua prática com a formação docente. Aqui você encontra uma interessante discussão sobre essa mudança de concepção no ensino/aprendizagem da linguagem escrita, assim como questões que facilitarão o trabalho de capacitação do professor de pré-escola.

 

 

Tradicionalmente, a maior parte dos trabalhos desenvolvidos na Pré-escola no tocante à alfabetização inspirava-se na idéia de prontidão. (...) A partir de uma série de pesquisas e estudos realizados, e pela comprovação de sua ineficácia, a prontidão começou a receber severas críticas, principalmente pelo fato de que, nesta metodologia, as crianças ficavam sujeitas a uma série de propostas repetitivas, descontextualizadas, mecânicas e desmotivadoras - e, o que é pior, privadas de contato com o código escrito."

"Na década de 80 começaram a ser divulgadas no Brasil as pesquisas de Emilia FERREIRO e Ana TEBEROSKY... O resultado destes trabalhos vem tendo uma enorme repercussão na América Latina e, especialmente, no Brasil.(...) No entanto, parece que, neste momento oportuno para se rever os métodos tradicionais de alfabetização, incorremos no risco de tratar os conhecimentos das investigações e pesquisas de forma equivocada e superficial, usando-as até mesmo como a panacéia de todos os males, ou como um modismo que em breve poderá ser substituído."

"Temos a impressão de que historicamente existe uma substituição de rótulos sem uma mudança conceitual concomitante. Em vez de se tomarem os estudos das pesquisadoras como instrumento de entendimento da evolução das produções infantis, para a partir daí poder avançar, muitas vezes eles têm servido apenas como meio de se constatarem os níveis das crianças. (...) Nesta perspectiva, é urgente a necessidade de pensarmos no tempo de assimilação e embasamento concedido aos elementos envolvidos na prática educativa diária, pois o que está em jogo não é o aprendizado de um novo método. E este problema está diretamente relacionado à capacitação docente."

"O problema da capacitação do professor é bastante complexo (o que confirma a tese de que o educador é uma síntese de múltiplas determinações), pois o que ele envolve não são apenas as instâncias formais (e prévias) de formação do profissional (normalmente bastante deficitárias), mas também as próprias oportunidades de reflexões de sua prática e, principalmente, a experiência (que quase sempre serve como modelo) que tiveram como alunos, quando aprenderam a ler e a escrever."

"Esta busca de alternativas é necessária e urgente porque aprender a ler e a escrever numa sociedade letrada significa apropriar-se de um valioso instrumento de informação e poder que permite a participação na coletividade e o exercício pleno da cidadania."

 

 

 



mais...
19/12/2023 calendário 2024
30/12/2022 CALENDÁRIO 2023
24/01/2020 Colônia 2020
24/01/2020 Nível 5 2019
14/08/2017 Matrículas
09/12/2015 Nós Somos o Catavento
09/06/2011 Exercício Físico Para Escrever Bem
01/05/2011 Aprendendo e Brincando
30/03/2011 Jardim de Infância ...
15/09/2007 Visita ao Museu Oscar Niemeyer
20/11/2006 O acampamento dos formandos.
14/11/2006 Direitos da criança
14/11/2006 Brincar
14/11/2006 Ser criança... (Nilse Caldas César)
18/10/2006 A cobra
10/10/2006 Jogo de palavras
23/08/2006 O mercadinho
11/08/2006 Explorando novos materiais.
02/08/2006 O brinquedo é a essência do desenvolvimento infantil
26/07/2006 Hora da leitura
28/06/2006 Colônia de Férias
26/06/2006 Resumo da Organização Curricular (2)
31/05/2006 Sessão Catavento
05/05/2006 A colheita da escarola
05/05/2006 o piquenique do Jardim III
04/05/2006 Sobreviventes... ( Luís Fernando Veríssimo )
02/05/2006 Dia do trabalho.
19/04/2006 O dia do índio
12/04/2006 Em treinamento.
11/04/2006 A visita da coelhinha Mafalda.
24/02/2006 E as férias não acabaram...
16/02/2006 O palhaço Chiquinho
12/12/2005 Festa de Confraternização 2005
21/11/2005 Fim de semana na Taba Poranga.
06/11/2005 Ser criança
25/10/2005 O Livro do Integral
18/10/2005 Visita da mamãe do Umberto
09/10/2005 Os trabalhos continuam ...
03/10/2005 A confecção dos livros
03/10/2005 A apresentação do minhocário.
27/09/2005 Aula prática de ciências
22/09/2005 Visita à biblioteca
18/09/2005 Noite de autógrafos no Positivo Ambiental
16/09/2005 Alfabetização - dominó diferente
05/09/2005 O cantinho da leitura
05/09/2005 Atividades orientadas de recreação
22/08/2005 Atividade de leitura realizada na recreação.
19/08/2005 Feira de alimentos.
19/08/2005 Feira de alimentos.
17/08/2005 Trabalhando os alimentos.
17/08/2005 O Maternal II A e o minhocário.
17/08/2005 O minhocário
17/08/2005 Feira de alimentos
01/08/2005 Brincando de Papai
14/07/2005 Colônia de Férias 2005
30/06/2005 Alfabetização - atividade de escrita espontânea
23/06/2005 Hora da Leitura
21/06/2005 Festa Junina - atividade criativa
07/06/2005 Museu Marinho
30/05/2005 A construção
29/05/2005 Recreação
20/05/2005 Estudo em grupo
19/05/2005 Presente para a mamãe
18/05/2005 Criando e construindo tipos de moradias
13/05/2005 O Integral em atividades com blocos
12/05/2005 O bolo de chocolate
18/04/2005 Dia do índio
23/03/2005 Semana da Páscoa
09/12/2004 Turma do Jardim III - 2004
20/11/2004 Jardim III faz acampamento na Taba-Poranga
19/11/2004 Tiago presenteia o Catavento
03/11/2004 Troca de Faixa no Judô
28/10/2004 Maricota
28/10/2004 Montando brinquedos.
21/10/2004 Aprendendo a fazer pipa
29/09/2004 Aula de culinária - O sanduíche
21/09/2004 A vitamina do Maternal II
21/09/2004 Bolinho de espinafre
21/09/2004 O Jardim I B entende de pizza
21/09/2004 O trenzinho
20/09/2004 M de mandioca - Aula de culinária.
08/09/2004 Piquenique no Parque - Turma do Integral
30/08/2004 Agosto - 2004
30/08/2004 Agosto - 2004
30/08/2004 O teatrinho de fantoches
24/08/2004 A tartaruga
23/08/2004 A turma do integral - A Confeitaria
18/08/2004 A Boca Maluca
18/08/2004 O sapo voador
18/08/2004 Brincando
10/08/2004 Babi na casa do Matheus
04/08/2004 A Célia
04/08/2004 A boca maluca
01/08/2004 Colônia de Férias 2
01/08/2004 Música e Movimento
24/07/2004 Colônia de Férias
12/07/2004 Pesquisando artes na internet.
07/07/2004 A casinha da Babi
01/07/2004 Aula de artes
08/06/2004 A Oficina do Circo
08/06/2004 Que bicho é esse?
02/06/2004 Visita ao Laboratório de Ciências do Bom Jesus.
02/06/2004 Os alimentos
25/05/2004 Explorando as cores
24/05/2004 A visita de Áquila.
17/05/2004 O bilboquê, versão Jardim II
17/05/2004 A pizza
05/05/2004 O Maternal II na fazendinha do Bom Jesus Aldeia.
05/05/2004 Construindo carrinhos com caixinhas de fósforo.
27/04/2004 Dança criativa
06/04/2004 Visita à feira de filhotes
28/03/2004 Piquenique no Bosque Alemão
23/03/2004 Jardim II em aula de artes
18/03/2004 O Circo, um mundo de artes e magia.
15/03/2004 A História dos Brinquedos
15/03/2004 O Reino Animal
21/02/2004 Carnaval
10/12/2003 Festa de encerramento - mais fotos
08/12/2003 A Festa de encerramento.
01/12/2003 Judô em Novembro
01/12/2003 Visita à Casa do Papai Noel
27/11/2003 O Sítio do Pica-Pau Amarelo - O encerramento
25/11/2003 O Jardim I segundo os desenhistas da AKAN informática
25/11/2003 Curitiba 310 anos - Fotos do encerramento do projeto
25/11/2003 Curitiba 310 anos - O encerramento do projeto
06/11/2003 O bolo de fubá da tia Nastácia para o Visconde de Sabugosa.
06/11/2003 Exposição dos livros elaborados pelos alunos
06/11/2003 Feira do Livro
23/10/2003 Era uma vez - Outubro
11/10/2003 Solidariedade
11/10/2003 A turma da tia Andressa
10/10/2003 A turma da tia Débora
10/10/2003 O Jardim II B com a mão na massa...
10/10/2003 As crianças do Catavento no Habib's
28/09/2003 Construindo telefone sem fio
28/09/2003 Brincando com jornal
28/09/2003 Pintando a árvore
28/09/2003 Pintura ao ar livre
28/09/2003 Caminhão do lixo que não é lixo
28/09/2003 Construindo a bandinha de sucata
28/09/2003 Curitiba 310 anos - Setembro
28/09/2003 Construindo casa de sucata
28/09/2003 Era uma vez... - Agosto e Setembro
28/09/2003 Plantando a árvore
22/09/2003 Plantando Feijão
21/09/2003 Pintando o muro
31/08/2003 O Sítio do Pica-Pau Amarelo - Julho e Agosto
14/08/2003 Curitiba 310 anos - Julho
12/08/2003 Dia dos Pais

  «« voltar versão para impressão   


[ A Escola | Atividades | Nossa Equipe | Conhecendo a escola | Como chegar | Entre em contato ]
[ Informações Gerais | Projetos Pedagógicos | Quadro Mural | Perguntas freqüentes | Home ]

www.catavento-pr.com.br
Rua Sinke Ferreira, 121 - Jardim das Américas
Curitiba, PR - fone/FAX (41) 3266-2925
e-mail: [email protected] / [email protected]