A ESCOLA
«« voltar

BRINCADEIRAS NA INFÂNCIA E A CAPACITAÇÃO DO PROFESSOR.
Contribuição das Prof. Gisele e Flavia.

Texto 1

 

A atividade da criança na idade pré-escolar

 

Elvira Cristina de Azevedo Souza Lima

 

 

Para quem trabalha com educação infantil, é claro que a brincadeira é uma fonte de prazer no dia-a-dia das crianças. Mas o brincar também tem outras importantes funções no desenvolvimento infantil.

Este texto aborda as funções da brincadeira durante a infância e sua importância para o desenvolvimento de processos psíquicos, como por exemplo, a imaginação, a linguagem, o pensamento e a memória. A autora também apresenta propostas de atividades que enfatizam o valor do brincar e do movimento para a faixa etária de zero a seis anos.

 

 

Brincar é uma atividade universal, encontrada nos vários grupos humanos, em diferentes períodos históricos e estágios de desenvolvimento econômico. Evidentemente, as várias modalidades lúdicas não existem em todas as épocas e também não permanecem imutáveis através dos tempos. Como toda atividade humana, o brincar se constitui na interação de vários fatores que marcam determinado momento histórico sendo transformado pela própria ação dos indivíduos e por suas produções culturais e tecnológicas. Os jogos e as brincadeiras são assim transformados continuamente."

"A criança brinca para conhecer-se a si própria e aos outros em suas relações recíprocas, para aprender as normas sociais de comportamento, os hábitos determinados pela cultura; para conhecer os objetos em seu contexto, ou seja, o uso cultural dos objetos; para desenvolver a linguagem e a narrativa; para trabalhar com o imaginário; para conhecer os eventos e fenômenos que ocorrem a sua volta."

"A realização de jogos e brincadeiras na primeira infância envolve naturalmente o movimento, que vai dominar como componente, pois através dele a criança se coloca no meio, inteirando-se com os objetos, com as pessoas, explorando seu próprio corpo, o espaço físico. Uma das funções da brincadeira é permitir à criança o exercício do movimento.(...) O movimento tem, assim, relevância destacada na infância, pois ele serve para a criança se relacionar com o outro, explorar o espaço - situando-se nele - , bem como os objetos e o próprio corpo."

 

Texto 2

 

A capacitação do professor e a questão da língua escrita na pré-escola

 

Teresa Cristina R. Rego

 

Psicogênese da língua escrita é uma nova possibilidade de abordar a questão do ensino/aprendizagem da linguagem escrita, cujo conceito ainda não foi completamente assimilado por alguns profissionais do ensino.

Neste texto, a autora apresenta reflexões decorrentes de sua prática com a formação docente. Aqui você encontra uma interessante discussão sobre essa mudança de concepção no ensino/aprendizagem da linguagem escrita, assim como questões que facilitarão o trabalho de capacitação do professor de pré-escola.

 

 

Tradicionalmente, a maior parte dos trabalhos desenvolvidos na Pré-escola no tocante à alfabetização inspirava-se na idéia de prontidão. (...) A partir de uma série de pesquisas e estudos realizados, e pela comprovação de sua ineficácia, a prontidão começou a receber severas críticas, principalmente pelo fato de que, nesta metodologia, as crianças ficavam sujeitas a uma série de propostas repetitivas, descontextualizadas, mecânicas e desmotivadoras - e, o que é pior, privadas de contato com o código escrito."

"Na década de 80 começaram a ser divulgadas no Brasil as pesquisas de Emilia FERREIRO e Ana TEBEROSKY... O resultado destes trabalhos vem tendo uma enorme repercussão na América Latina e, especialmente, no Brasil.(...) No entanto, parece que, neste momento oportuno para se rever os métodos tradicionais de alfabetização, incorremos no risco de tratar os conhecimentos das investigações e pesquisas de forma equivocada e superficial, usando-as até mesmo como a panacéia de todos os males, ou como um modismo que em breve poderá ser substituído."

"Temos a impressão de que historicamente existe uma substituição de rótulos sem uma mudança conceitual concomitante. Em vez de se tomarem os estudos das pesquisadoras como instrumento de entendimento da evolução das produções infantis, para a partir daí poder avançar, muitas vezes eles têm servido apenas como meio de se constatarem os níveis das crianças. (...) Nesta perspectiva, é urgente a necessidade de pensarmos no tempo de assimilação e embasamento concedido aos elementos envolvidos na prática educativa diária, pois o que está em jogo não é o aprendizado de um novo método. E este problema está diretamente relacionado à capacitação docente."

"O problema da capacitação do professor é bastante complexo (o que confirma a tese de que o educador é uma síntese de múltiplas determinações), pois o que ele envolve não são apenas as instâncias formais (e prévias) de formação do profissional (normalmente bastante deficitárias), mas também as próprias oportunidades de reflexões de sua prática e, principalmente, a experiência (que quase sempre serve como modelo) que tiveram como alunos, quando aprenderam a ler e a escrever."

"Esta busca de alternativas é necessária e urgente porque aprender a ler e a escrever numa sociedade letrada significa apropriar-se de um valioso instrumento de informação e poder que permite a participação na coletividade e o exercício pleno da cidadania."

 

 

 



mais...
19/12/2023 calendário 2024
30/12/2022 CALENDÁRIO 2023
24/01/2020 Colônia 2020
24/01/2020 Nível 5 2019
14/08/2017 Matrículas
09/12/2015 Nós Somos o Catavento
09/06/2011 Exercício Físico Para Escrever Bem
01/05/2011 Aprendendo e Brincando
30/03/2011 Jardim de Infância ...
15/09/2007 Visita ao Museu Oscar Niemeyer
20/11/2006 O acampamento dos formandos.
14/11/2006 Direitos da criança
14/11/2006 Brincar
14/11/2006 Ser criança... (Nilse Caldas César)
18/10/2006 A cobra
10/10/2006 Jogo de palavras
23/08/2006 O mercadinho
11/08/2006 Explorando novos materiais.
02/08/2006 O brinquedo é a essência do desenvolvimento infantil
26/07/2006 Hora da leitura
28/06/2006 Colônia de Férias
26/06/2006 Resumo da Organização Curricular (2)
31/05/2006 Sessão Catavento
05/05/2006 A colheita da escarola
05/05/2006 o piquenique do Jardim III
04/05/2006 Sobreviventes... ( Luís Fernando Veríssimo )
02/05/2006 Dia do trabalho.
19/04/2006 O dia do índio
12/04/2006 Em treinamento.
11/04/2006 A visita da coelhinha Mafalda.
24/02/2006 E as férias não acabaram...
16/02/2006 O palhaço Chiquinho
12/12/2005 Festa de Confraternização 2005
21/11/2005 Fim de semana na Taba Poranga.
06/11/2005 Ser criança
25/10/2005 O Livro do Integral
18/10/2005 Visita da mamãe do Umberto
09/10/2005 Os trabalhos continuam ...
03/10/2005 A confecção dos livros
03/10/2005 A apresentação do minhocário.
27/09/2005 Aula prática de ciências
22/09/2005 Visita à biblioteca
18/09/2005 Noite de autógrafos no Positivo Ambiental
16/09/2005 Alfabetização - dominó diferente
05/09/2005 O cantinho da leitura
05/09/2005 Atividades orientadas de recreação
22/08/2005 Atividade de leitura realizada na recreação.
19/08/2005 Feira de alimentos.
19/08/2005 Feira de alimentos.
17/08/2005 Trabalhando os alimentos.
17/08/2005 O Maternal II A e o minhocário.
17/08/2005 O minhocário
17/08/2005 Feira de alimentos
01/08/2005 Brincando de Papai
14/07/2005 Colônia de Férias 2005
30/06/2005 Alfabetização - atividade de escrita espontânea
23/06/2005 Hora da Leitura
21/06/2005 Festa Junina - atividade criativa
07/06/2005 Museu Marinho
30/05/2005 A construção
29/05/2005 Recreação
20/05/2005 Estudo em grupo
19/05/2005 Presente para a mamãe
18/05/2005 Criando e construindo tipos de moradias
13/05/2005 O Integral em atividades com blocos
12/05/2005 O bolo de chocolate
18/04/2005 Dia do índio
23/03/2005 Semana da Páscoa
09/12/2004 Turma do Jardim III - 2004
20/11/2004 Jardim III faz acampamento na Taba-Poranga
19/11/2004 Tiago presenteia o Catavento
03/11/2004 Troca de Faixa no Judô
28/10/2004 Maricota
28/10/2004 Montando brinquedos.

  «« voltar versão para impressão   


[ A Escola | Atividades | Nossa Equipe | Conhecendo a escola | Como chegar | Entre em contato ]
[ Informações Gerais | Projetos Pedagógicos | Quadro Mural | Perguntas freqüentes | Home ]

www.catavento-pr.com.br
Rua Sinke Ferreira, 121 - Jardim das Américas
Curitiba, PR - fone/FAX (41) 3266-2925
e-mail: [email protected] / [email protected]