A ESCOLA
«« voltar

Exercício Físico Para Escrever Bem
Contribuição da Prof. Dálian Rodrigues

Jogos e atividades com bola, por exemplo, ajudam a conhecer o corpo e desenvolvem a coordenação motora de crianças em fase de alfabetização.

 

 

         A tarefa é complexa. Mobiliza 14 ossos digitais, cinco palmares, oito do punho, tendões e diversos músculos do braço. Tudo isso amparado por ombros e coluna vertebral. Toda a atenção é dirigida a um objeto de madeira que, graças ao sutil movimento de pinça do polegar opositor em conjunto com o indicador e o dedo médio, pressiona o papel, fazendo nele uma marca chamada letra.

         Esse é o resumo do que acontece em nosso corpo quando pegamos um papel e um lápis para escrever. Além do raciocínio, a atividade exige uma aprendizagem complexa no campo da coordenação motora fina. Por isso, é fundamental desenvolver essa habilidade na criança desde cedo. E a Educação Física é um precioso auxiliador.

         Cada vez mais, há estudos sobre a participação dessa disciplina, que se dedica ao corpo, no processo da alfabetização. Segundo eles, as atividades colaboram para um bom desenvolvimento motor e, consequentemente, melhoram a aprendizagem.

         Com 6 anos, a criança bem estimulada, já domina movimentos corporais fundamentais: corre, salta, equilibra-se bem em uma perna só, tem melhor domínio sobre materiais e escala pequenos obstáculos. Está na fase que os especialistas em psicomotricidade (relação existente entre a motricidade, a mente e a afetividade) chamam de corpo vivido. Tudo isso desenvolvido durante os anos anteriores, de forma lenta e progressiva.

         As brincadeiras e atividades realizadas durante as aulas de Educação Física, permitem às crianças aprimorar suas habilidades físicas, suas percepções de espaço e de tempo e, também, sua concentração, atenção, criatividade, expressão e ritmo.

         De um modo mais direto, há uma forte relação entre os movimentos realizados na "quadra" e aqueles feitos no caderno. O aluno necessita da percepção espacial bem trabalhada, para utilizar uma folha de papel: ocupar os espaços, respeitar as margens e linhas. Necessita da sua noção de ritmo e percepção temporal na hora da leitura, para a cadência correta das sílabas e palavras, boa harmonia e entendimento de pequenos textos. Para segurar e dominar o lápis, a criança precisa desempenhar o equilíbrio entre as forças musculares, flexibilidade e agilidade de cada articulação dos membros superiores.

         Portanto, entre esses e muitos outros exemplos de consequências, temos no estímulo ao movimento, um grande aliado no que diz respeito ao desenvolvimento, tanto físico quanto intelectual das crianças.

         A seguir, quatro exemplos de atividades e suas relações na sala de aula:

  * Condução de um arco (bambolê) pelo espaço da sala: Essa atividade trabalha a motricidade fina e exige o movimento de molinete (girar o punho), necessário para o desenho das letras.

  * Atividades pré-desportivos de basquete: Quando a bola bate no chão, imitando o fundamento do jogo, a criança precisa coordenar o movimento das mãos com o dos olhos, exatamente o mesmo que ocorre durante a escrita.

  * Lançar a bola ao alto, bater palmas e pegá-la novamente: Esse exercício traz vários cálculos embutidos. Quando o número de palmas cresce, a criança tem três opções: 1. Lançar a bola mais alto (aumento da força); 2. Bater palmas mais rapidamente (aumento de ritmo); 3. Agachar-se para pegar a bola (percepção espaço temporal). É uma atividade de fundo lógico-matemático, que trabalha diversos conceitos e exercita o tônus muscular, essencial para segurar o lápis de forma correta.

  * Atividade de "pega-pega" em espaço delimitado: A criança precisa buscar espaços vazios, para fugir do colega pegador. Atividade semelhante ocorre, quando a criança, precisa utilizar uma folha com equilíbrio e harmonia, para fazer um pequeno texto com ilustrações, no estilo tirinhas de gibi.

         Concluindo, são de extrema importância as brincadeiras e atividades físicas, bem conduzidas e trabalhadas, na Educação Infantil. Brincando, os alunos desenvolvem suas capacidades físicas e se preparam para escrever.

 

 

         Adaptado dos artigos:

 

* "A influência da psicomotricidade na alfabetização", Roberto Giancoterino

(meuartigo.brasilescola.com)

  * "Exercício Físico para escrever bem", Ricardo Prado

         (revista Nova Escola, 152)

  * "A contribuição da Educação Física para a Alfabetização", Michelle Pereira de Souza e Renata da Costa Peixoto

         (www.efdeportes.com)



mais...
19/12/2023 calendário 2024
30/12/2022 CALENDÁRIO 2023
24/01/2020 Colônia 2020
24/01/2020 Nível 5 2019
14/08/2017 Matrículas
09/12/2015 Nós Somos o Catavento
05/09/2011 BRINCADEIRAS NA INFÂNCIA E A CAPACITAÇÃO DO PROFESSOR.
01/05/2011 Aprendendo e Brincando
30/03/2011 Jardim de Infância ...
15/09/2007 Visita ao Museu Oscar Niemeyer
20/11/2006 O acampamento dos formandos.
14/11/2006 Direitos da criança
14/11/2006 Brincar
14/11/2006 Ser criança... (Nilse Caldas César)
18/10/2006 A cobra
10/10/2006 Jogo de palavras
23/08/2006 O mercadinho
11/08/2006 Explorando novos materiais.
02/08/2006 O brinquedo é a essência do desenvolvimento infantil
26/07/2006 Hora da leitura
28/06/2006 Colônia de Férias
26/06/2006 Resumo da Organização Curricular (2)
31/05/2006 Sessão Catavento
05/05/2006 A colheita da escarola
05/05/2006 o piquenique do Jardim III
04/05/2006 Sobreviventes... ( Luís Fernando Veríssimo )
02/05/2006 Dia do trabalho.
19/04/2006 O dia do índio
12/04/2006 Em treinamento.
11/04/2006 A visita da coelhinha Mafalda.
24/02/2006 E as férias não acabaram...
16/02/2006 O palhaço Chiquinho
12/12/2005 Festa de Confraternização 2005
21/11/2005 Fim de semana na Taba Poranga.
06/11/2005 Ser criança
25/10/2005 O Livro do Integral
18/10/2005 Visita da mamãe do Umberto
09/10/2005 Os trabalhos continuam ...
03/10/2005 A confecção dos livros
03/10/2005 A apresentação do minhocário.
27/09/2005 Aula prática de ciências
22/09/2005 Visita à biblioteca
18/09/2005 Noite de autógrafos no Positivo Ambiental
16/09/2005 Alfabetização - dominó diferente
05/09/2005 O cantinho da leitura
05/09/2005 Atividades orientadas de recreação
22/08/2005 Atividade de leitura realizada na recreação.
19/08/2005 Feira de alimentos.
19/08/2005 Feira de alimentos.
17/08/2005 Trabalhando os alimentos.
17/08/2005 O Maternal II A e o minhocário.
17/08/2005 O minhocário
17/08/2005 Feira de alimentos
01/08/2005 Brincando de Papai
14/07/2005 Colônia de Férias 2005
30/06/2005 Alfabetização - atividade de escrita espontânea
23/06/2005 Hora da Leitura
21/06/2005 Festa Junina - atividade criativa
07/06/2005 Museu Marinho
30/05/2005 A construção
29/05/2005 Recreação
20/05/2005 Estudo em grupo
19/05/2005 Presente para a mamãe
18/05/2005 Criando e construindo tipos de moradias
13/05/2005 O Integral em atividades com blocos
12/05/2005 O bolo de chocolate
18/04/2005 Dia do índio
23/03/2005 Semana da Páscoa
09/12/2004 Turma do Jardim III - 2004
20/11/2004 Jardim III faz acampamento na Taba-Poranga
19/11/2004 Tiago presenteia o Catavento
03/11/2004 Troca de Faixa no Judô
28/10/2004 Maricota
28/10/2004 Montando brinquedos.
21/10/2004 Aprendendo a fazer pipa
29/09/2004 Aula de culinária - O sanduíche
21/09/2004 A vitamina do Maternal II
21/09/2004 Bolinho de espinafre
21/09/2004 O Jardim I B entende de pizza
21/09/2004 O trenzinho
20/09/2004 M de mandioca - Aula de culinária.
08/09/2004 Piquenique no Parque - Turma do Integral
30/08/2004 Agosto - 2004
30/08/2004 Agosto - 2004
30/08/2004 O teatrinho de fantoches
24/08/2004 A tartaruga
23/08/2004 A turma do integral - A Confeitaria
18/08/2004 A Boca Maluca
18/08/2004 O sapo voador
18/08/2004 Brincando
10/08/2004 Babi na casa do Matheus
04/08/2004 A Célia
04/08/2004 A boca maluca
01/08/2004 Colônia de Férias 2
01/08/2004 Música e Movimento
24/07/2004 Colônia de Férias
12/07/2004 Pesquisando artes na internet.
07/07/2004 A casinha da Babi
01/07/2004 Aula de artes
08/06/2004 A Oficina do Circo
08/06/2004 Que bicho é esse?
02/06/2004 Visita ao Laboratório de Ciências do Bom Jesus.
02/06/2004 Os alimentos
25/05/2004 Explorando as cores
24/05/2004 A visita de Áquila.
17/05/2004 O bilboquê, versão Jardim II
17/05/2004 A pizza
05/05/2004 O Maternal II na fazendinha do Bom Jesus Aldeia.
05/05/2004 Construindo carrinhos com caixinhas de fósforo.
27/04/2004 Dança criativa
06/04/2004 Visita à feira de filhotes
28/03/2004 Piquenique no Bosque Alemão
23/03/2004 Jardim II em aula de artes
18/03/2004 O Circo, um mundo de artes e magia.
15/03/2004 A História dos Brinquedos
15/03/2004 O Reino Animal
21/02/2004 Carnaval
10/12/2003 Festa de encerramento - mais fotos
08/12/2003 A Festa de encerramento.
01/12/2003 Judô em Novembro
01/12/2003 Visita à Casa do Papai Noel
27/11/2003 O Sítio do Pica-Pau Amarelo - O encerramento
25/11/2003 O Jardim I segundo os desenhistas da AKAN informática
25/11/2003 Curitiba 310 anos - Fotos do encerramento do projeto
25/11/2003 Curitiba 310 anos - O encerramento do projeto
06/11/2003 O bolo de fubá da tia Nastácia para o Visconde de Sabugosa.
06/11/2003 Exposição dos livros elaborados pelos alunos
06/11/2003 Feira do Livro
23/10/2003 Era uma vez - Outubro
11/10/2003 Solidariedade
11/10/2003 A turma da tia Andressa
10/10/2003 A turma da tia Débora
10/10/2003 O Jardim II B com a mão na massa...
10/10/2003 As crianças do Catavento no Habib's

  «« voltar versão para impressão   


[ A Escola | Atividades | Nossa Equipe | Conhecendo a escola | Como chegar | Entre em contato ]
[ Informações Gerais | Projetos Pedagógicos | Quadro Mural | Perguntas freqüentes | Home ]

www.catavento-pr.com.br
Rua Sinke Ferreira, 121 - Jardim das Américas
Curitiba, PR - fone/FAX (41) 3266-2925
e-mail: [email protected] / [email protected]