A criança, desde, cedo, recebe influência das pessoas, está em contato com o mundo a sua volta, desenvolvendo sua identidade. É nas diversas situações do dia-a-dia, como no contato com o outro, no banho, na alimentação, na troca de fraldas, que a criança estabelece relações afetivas, explora o ambiente, expressa suas emoções, enfim, se desenvolve.
Na faixa etária de 0 a 5 anos, a criança está em uma fase de constante descoberta e de contato com o mundo, daí surge a necessidade de experienciar, manipular objetos e brincar. A criança precisa experimentar diferentes situações que promovam seu desenvolvimento sobre diferentes aprendizagens para a vida, e muitas destas são oportunizadas na brincadeira.
O que as crianças podem aprender?
A brincadeira e a leitura são para a criança espaço de investigação e descobertas. Quando brinca e participa de contação de histórias, a criança entra em um mundo próprio de fantasia, de descobertas e de construção de conhecimentos sobre si mesma e sobre o mundo que a cerca tanto que, para ela, brincar é sua principal atividades.
Brincar aproxima as crianças da obediência às regras, pois, para jogar é preciso seguir as regras do jogo e, para ser aceito nas brincadeiras é preciso se submeter às regras nelas implicadas. Com a leitura de histórias, a criança alimenta seu imaginário, amplia seu vocabulário e faz novas descobertas sobre o mundo da escrita.
Fonte: DEI – Departamento de Ensino Infantil da Secretaria Municipal de Educação