Ser criança... (Nilse Caldas César) Contribuição de Francielly Campos Tomaze
Ser criança é achar que o mundo é feito de fantasias, sorrisos e brincadeiras. Ser criança é comer algodão doce e se lambuzar. Ser criança é acreditar num mundo cor de rosa, cheio de pipocas. Ser criança é olhar e não ver o perigo. Ser criança é sorrir e fazer sorrir. Ser criança é chorar sem saber porque. Ser criança é querer ser feliz. Ser criança é se esconder para nos preocupar. Ser criança é errar e não assumir o erro. Ser criança é pedir com os olhos. Ser criança é derramar uma lágrima para nos sensibilizar. Ser criança é isso e muito mais. É nos ensinar que a vida, apesar de difícil, pode tornar-se fácil com um simples sorriso. É nos ensinar que criança só quer carinho e afeto. É nos ensinar que, para sermos felizes, basta apenas olharmos para uma criança.
(
Nilse Caldas César)
A criança é observadora do mundo que a cerca, a todo momento experimenta e realiza suas descobertas e, por uma linguagem própria expressa suas observações, suas conclusões e seus valores, construindo a sua maneira um saber a respeito do mundo.
É por isso, que as crianças precisam ver reconhecidos os seus sucessos e realizações, sendo encorajadas a prosseguir e arriscar, seus erros devem ser estímulos a novas descobertas. As crianças ficam mais confiantes quando entendem que é possível errar.
O jeito de cada criança é especial e próprio dela, devemos respeitá-las em suas individualidades.